Sempre gostei muito de literatura, mas mesmo que você não goste muito, deve se lembrar das figuras de linguagem: metáfora, metonímia, pleonasmo, personificação... É justamente sobre essa última que Deus tem ministrado ao meu coração.
Temos uma tendência muito grande em personificar as coisas, dando mais valor do que elas precisam. Eu gosto muito de bichinhos de estimação, mas acho o cúmulo as pessoas que os tratam como filhos, a ponto de não conseguir viver sem eles e de sofrer horrores quando eles morrem.
Não sou contra apego aos animais, mas contra exageros. Enquanto muitos bichinhos tem uma vida de rei com mimos além do necessário, muitas crianças estão abandonadas nas ruas e em orfanatos esperando que alguém se importe com elas. Contradição, não?!
Tenho percebido que muitos tratam ministérios e igrejas (perceba que o “i” é minúsculo mesmo) como se fossem pessoas também, esquecendo-se de que são as pessoas que os formam.
Creio que todos nós temos muitos sonhos e planos para o GV e sempre que algo ruim acontece, somos logo tomados por uma tristeza/decepção sem fim. Será que está tudo perdido? Será que tudo acabou? NÃO!
Conversando com um amigo, chegamos a conclusão que este tem sido o erro de muitos de nós. Por mais que possa doer, Gerando Vidas é só um nome, não uma pessoa.
Espero que não tenha desistido de ler.
Pois bem, ao tratar o Gerando Vidas como uma pessoa, depositamos nele todas nossas esperanças e sonhos com uma fé de que vai dar tudo certo e que devemos lutar por ele até o fim de nossas forças. Afinal, ele merece! Mas... ele quem?
Já percebeu que o nome do Gerando Vidas pode acabar se tornando mais importante do que as pessoas que estão contidas nele? E quando tudo dá errado... Quem nunca se sentiu desanimado? Triste? Quem nunca quis desistir?
Onde quero chegar é o ponto onde Deus tratou alguns de meus sentimentos. A decepção era presente, o desânimo também. Até eu entender que o GV é um nome. Quando meu coração se abriu para esta realidade pude ver que o que vai fazer todos aqueles sonhos se realizarem é justamente o que o próprio Deus colocou dentro de cada um de nós: a sede por um coração quebrantado e um caráter reto.
O GV por si só não pode fazer nada, mas Deus, através de cada um que ali, pode (e quer) fazer milagres e maravilhas. Quando o ‘gerar vidas’ deixar de ser uma personificação e tornar-se um alvo de vida, as coisas realmente começarão a mudar.
Continue sonhando o que Deus colocou em seu coração! Mas sonhe em viver isso em sua vida também, não apenas em ministérios, porque eles vem e vão, mas a Palavra do Senhor dura para sempre (Mt 24:35)!
Ele prometeu? Ele vai cumprir!